21 março 2008

Mixagem Surround - formatos diferentes

Mixagem Surround - formatos diferentes
Fora do conhecido 5.1

Já havia feito mixagem em 6.0, na verdade 12.0.. um corredor ladeado por paredes inteiras de vídeo (6 painéis de cada lado) numa festa da F1 - Marlboro. Os convidados passavam por esse corredor e nas laterais passavam imagens de carros F1 de ponta a ponta. Atrás de cada tela havia um falante e o som do carro passava rapidamente por esses falantes acompanhando a imagem, e dava a sensação que o som do motor vinha do carro mesmo. Era na verdade 6.0 porque cada lateral corria independente. Foi meio complicado de bolar um jeito do software trabalhar nessa condição de 6 canais em linha reta um após o outro, mas funcionou.

Já fiz 4.0, no formato quadrifonico convencional. Porque 4.0 e não 5.1? Porque a imagem era gerada a partir de 2 maquinas de vídeos (imagem em 3D, com uso de óculos, imagens sobrepostas) e por isso tínhamos 4 canais de audio para trabalhar.

Mas hoje fiz um 4.0 diferente, e muito interessante! Um canal na frente, um traseiro, um a lateral esquerda (do lado mesmo) e outro na lateral direita.

O formato diferente foi pedido para acompanhar uma instalação de vídeo que é uma sala onde o vídeo é projetado sobre as 4 paredes (telas independentes, imagens diferentes mas sincronizadas). E atrás de cada tela, um falante.

A principio fiquei receoso de como iria resolver a coisa, pois é um formato bem diferente, sem o recurso de ter 2 canais frontais para poder brincar com o estéreo como fazemos todo dia.

No final acabei usando PAN em pares entre frontal/traseiro, e L/R, com instrumentos (todos eletrônicos) brincando nessa disposição, com ecos nos pares contrários.
Mas o mais legal foi que peguei um dos sints que era o principal, e tocava notas bem espaçada (a trilha é toda minimalista, muito espaço, muitas pausas) e dividi em 3 canais, alternando as notas entre canal frontal, canal esquerdo e canal direito. Ficou muito bom.

Pena que não dá pra mostrar o resultado a não ser na exibição do vídeo (uma feira comercial no méxico).

Nenhum comentário: