21 novembro 2008

Ambiência e harmonia.

Olá pessoal, eu sou Kiko Steltenpool, tenho uma produtora de áudio chamada SteltenStudio em São Paulo, crio e produzo sons para muitos, muitos fins, algo que me dá grandessíssimo prazer.
O perfil da minha escrita e dos meus assuntos tendem a ser muito técnicos, por isso me esforçarei para não exagerar, discorrendo textos simples para todos entenderem.

Então, para dar início a minha participação aqui no blog, começo fazendo uma abordagem sobre um elemento muito importante quando se pensa num clima para uma trilha sonora, a harmonia, no sentido amplo da palavra. É aquilo que não é nem o ritmo, nem a melodia. Pessoalmente incluo na harmonia, que seriam basicamente os acordes na escola tradicional, todos os efeitos não melódicos, sintetizados ou não, a sonoplastia, inclusive o silêncio absoluto. O conjunto disso tudo trará a ambiência daquilo que se quer sonorizar, são esses os elementos principais para incorporar emoção, seja ela qual for, responsáveis por grande parte da trilha.

Pensar nessa harmonia e ambiência antes de tudo, pode encurtar muito o caminho para se chegar numa melodia e/ou ritmo. É obvio que existem trabalhos em que os últimos vem em primeiro, mas essa é apenas uma das formas para se começar, existem tantas...

É um tópico muito importante! Acho primordial refletir sobre isso antes de começar a criar uma trilha, elemento que nós compositores sentimos falta quando recebemos o briefing, pois na maioria das vezes ouvimos assim: “- Quero algo animado, pra cima!” Imagine só quanta informação pode conter dentro dessa frase! E qual delas vou usar para compor?
Pois é, tá aí a grande graça de ser compositor e produtor de trilhas, transmitir através de sons aquela informação que nem recebemos direito.

Por se tratar de um assunto muito vasto, darei continuidade a ele nos tópicos seguintes.
E deixo aí uma trilha chamada Artibeus, composta por Hans Zimmer & James Newton Howard, para o filme Batman Begins. Não há melodia nem ritmo, só efeitos e harmonia. Aconselho procurarem a versão original com som estéreo e de boa qualidade.

E agradeço aqui ao Mauricio Domene por ter me convidado como colaborador do blog. Valeu Mauricio!!

Grande abraço a todos e até a próxima!!

Um comentário:

Vítor Carvalho Ferolla disse...

O Pava está fazendo uma Newsletter só para blogueiros e dessa vez é sério.

Para entrar na lista basta me enviar um e-mail com seu Nome, E-mail e Endereço de Blog para:

amigodopava@gmail.com

Obrigado