28 novembro 2008

O homem por trás da música de "Lawrence da Arábia"

Em visita recente ao Japão (para participar do Osaka European Film Festival) o compositor Maurice Jarre, ganhador do Oscar por 3 vezes, falou sobre o seu trabalho no filme Lawrence da Arabia. Muito interessante!

Transcrevo abaixo algumas colocações suas:

"Eu pretendi transportar imediatamente a audiência para o mundo Árabe usando percussões no começo do filme.

Compor para as 4 horas de filme foi muito doloroso porque me foi dado somente 6 semanas para completar minha missão. Eu assisti uma versão sem edição do filme de 40 horas de duração, e a inspiração começou a fluir."





Não, o filme não está com problemas. Começa somente com a trilha, tela preta. A imagem só aparece aos 4:20s. Isso já demonstra a importância que o diretor dá para a trilha.

Se preferir ver direto no Youtube, agora tem versão widescreen:

http://br.youtube.com/watch?v=Ap8RXBpE9wQ


Jarre teve uma enorme e bem sucedida relação com o diretor David Lean, que dirigiu além de Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e Passagem para Índia, todos com trilha sonora de Mauricie Jarre, cada uma delas premiada com o Oscar.

"Bons diretores como David Lean sabem perfeitamente como usar a música de forma efetiva num filme. Ele até mesmo me pedia para expressas sentimentos sutis de protagonistas através da música, sem diálogos.

Por outro lado, não importa quão excelente possa ser a música, filmes medíocres não podem ser transformados em filmes excelentes"


fonte: Daile Yomiuri Online


Imagina só escrever música para um filme de 4 horas em apenas 6 semanas. E a gente fica reclamando de prazos curtos!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi!
Meu favorito:
Japan
Megumi Asaoka
"watashi no kare wa hidarikiki"
("Meu namorado é canhoto")

http://www.youtube.com/watch?v=HYeFkHxFybM