16 dezembro 2008

O Sound Designer de Wall-E (Ben Burtt)

Ben Burtt é o cara.
Ganhador do Oscar pelos primeiros filmes da série Star Wars. Considerado pai do moderno jeito de se fazer Sound Design.

Pra quem não é familiarizado com o termo, "sound design" consiste em criar todos os sons que não existem na de verdade. Os sons de naves espaciais, armas lasers, um piano caindo do 20º andar, um navio afundando.

Voltando ao Ben.. a filmografia dele é impressionante: todos os episódios da série Star Wars, Indiana Jones, E.T. (ganhou o Oscar com todos esses) entre outros. Além desses 4 Oscars, ainda foi indicado 5 vezes com outros filmes.

Trabalhou 28 anos na Lucasfilm como sound designer e em 2005 saiu de lá e foi trabalhar para a Pixar. O projeto: Wall-E.

Sound Design para um filme de ficção científica é uma trabalheira danada, pois a maioria dos sons que ouvimos tem que ser criado, já que as naves, equipamentos, portas, nada disso existe na vida real.

Sound Design para uma animação é uma trabalheira danada, já que todos os sons que ouvimos têm que ser criados. Nenhum som foi gravado durante a filmagem, já que não existe filmagem na animação.

Sound Design para um filme onde praticamente não existem diálogos... bom, vocês já entenderam onde quero chegar. Wall-E tem todos esses elementos para torná-lo um trabalho insano e que se tornou genial na mão de um mestre.

Na entrevista que Ben Burtt deu ao Spout ele diz: "Existem mais de 2600 sons criados para Wall-E, o que é muito para qualquer filme. Um filme de Star Wars, que é enorme, normalmente tem cerca de 1.000 novos sons. Um de Indiana Jones, talvez 700 ou 800. Então isso é gigantesco em parte porque precisava de muitos detalhes no som. Obviamente nada é gravado enquanto você está fazendo o filme. Tudo tem que ser adicionado depois."

No vídeo abaixo tem uma matéria muito bacana sobre como ele fez o sound design de Wall-E. Tem 20 minutos e a qualidade do som merece um fone de ouvido.

Update em 19/12
O vídeo que havia postado não está mais online. Tentei encontra-lo em outros luares e não encontrei.... mas encontrei esses abaixo. Não mais falando diretamente sobre a criação dos sons de Wall-E, mas uma palestra com Ben Burtt mostrando como foram feitos vários sons que todos nós já ouvimos nos filmes em que colaborou.


Update em 31/12
Encontrei novamente o vídeo :-)




Parte 1



Parte 2



Parte 3


Parte 4


Esses vídeos fazem parte originalmente desse artigo no Collider

7 comentários:

Transmissores disse...

Vi o filme e adorei. Mas especificamente sobre o som, não era de se esperar que em 2070 (data aproximada da criação do Wall-E) os robôs não deveriam ter um sintetizador de voz decente? O som da voz dele é pior que o das Soundblaster de 1990. A mesma coisa vale pra 'voz' da EVA, e imagina-se que ela seria criada em 2700...
Abraço, maurício
Beto

Mauricio Domene disse...

A "autenticidade" do som criado tem a ver com a expectativa que a gente tem. Em 2070 o som poderia ser perfeito, idêntico ao da voz humana. Mas a imaginação da gente diz que voz de robo tem que ser sintetizada, com voocooder. Faz parte da memória auditiva, da expectativa.

Mesma coisa vale para sons de tiro. Todo mundo que já ouviu tiro de verdade sabe que o som em nada se parece com o que ouvimos nos filmes.

Já tive que criar o som de uma ratoeira (CR-Rom "Nossa Lingua Portuguesa" - Prof. Pasquale), só que gravar uma ratoeira não dá o som que a gente espera que ela tenha. Foi preciso sobrepor vários sons para criar o efeito (o principal foi o som de uma caixa de bateria).

Olemir Candido disse...

Caramba!!!

Excelente!!!!

Gibran disse...

harpa de boca rules

Berna disse...

Maurício..
tiraram o vídeo do ar?
n aparece nada aqui no meu pc..
tem como postar um novo link?
valeu
abraço

Mauricio Domene disse...

Oi Berna
Infelizmente tiraram o video do ar sim. Tentei encontra-lo em outros sites, mas nada. De qualquer forma ele faz parte dos Extras do DVD do Wall-E.
Encontrei outro vídeo bem legal de uma palestra com o Ben Burtt e postei no lugar. Espero que goste!

Berna disse...

realmente o Ben Burtt é um artista de foley de primeiríssima!!