02 março 2009

Conectar-se com Fãs + Motivo para Compra = Novo Modelo de Negócio

Ou em inglês:
Connect With Fans (CwF) + Reason To Buy (RtB) = The Business Model ($$$$)

Uma curta palestra com Michael Masnick (da Techdirt Blog/Floor64) falando sobre como Trent Reznor (do Nine Inch Nails)

Trent brigou com sua gravadora quando ao tentar inovar, deixando pen drives espalhados (escondidos) nos banheiros dos shows com músicas inéditas para que os fãs encontrassem e, obviamente, compartilhassem com outros, foi censurado por sua atitude. Gravadora e outros urubus acharam um absurdo ele fazer isso.

Isso foi em 2007

Em 2008, já fora de uma gravadora, inovou de vez, dando de graça a música que os fãs queriam, mas de forma tão engenhosa que conseguiu lucrar com isso, criando valor para o que tinha para vender. Não só isso, mas o fez de tal modo que seu disco (com as músicas que tinha dado de graça) foi o album que mais vendeu downloads na Amazon durante o ano passado.

Quer entender como é essa loucura?

Veja o vídeo:

Um comentário:

Volney Faustini disse...

Acho que vc tem razão - esse negócio é uma loucura total. Mas muito provável em função de nossos velhos paradigmas e a pressão dos poderosos.

Mas ... não se consegue segurar o estouro da boiada. As pessoas - através das conversações - terão muito mais a acrescentar umas às outras, do que a mais bem equipada corporação empreendedora.

E eu acho que é aí que tem o caminho - ou um belíssimo caminho para os artistas.

Excelente a experiêcia do Trent, que sirva para nos indicar o caminho ... pois há sempre uma trilha sonora no nosso caminhar!