10 julho 2009

Jingle ao Contrário

Um jingle normalmente é feito para enaltecer um produto, ou provocar uma maior simpatia com determinada marca. E se bem feito, é muito eficaz.

Mas e um jingle ao contrário? Feito para falar mal de uma empresa?

Foi o que Dave Carrol fez.

A história

Dave é um cantor de country e estava viajando com sua banda para tocar em Nebraska. O violão de Dave foi tratado de forma não muito delicada pelos carregadores do avião, e o resultado foi um violão de U$ 3500 quebrado.

Cansado de ser enrolado por 9 meses pela United Airlines para ter o reembolso de sua perda, resolver fazer o que melhor sabe fazer: compôs uma canção falando mal da empresa e colocou no Youtube.

Resultado: em 4 dias o vídeo foi visto por mais de 1.4 milhão de pessoas. Acho que o prejuízo de imagem da United foi bem maior que os U$ 3500 que ela devia ao Dave Carrol.







Detalhes da história:

www.davecarrollmusic.com

4 comentários:

André disse...

Li sua matéria na revista 'Música e imagem', p48.
Num mundo onde as amizades estão cada vez mais difícieis de se concretizar, ainda mais quando e trata da 'amizade musical (banda), nada melhor do que mudar a 'vela do barco' para a captura de novo ventos. Muito bom!

Mauricio Domene disse...

Legal que curtiu a matéria, André. :-)

DMNE disse...

Gostei do video clip, reflete a United sim. Da ultima vez que voei com eles meti a boca quando fizeram uma enquete de satisfação do cliente.

A cena do cara tocando um violão quebrado é ótima.
E a rima foi campeã: "I've should flown with someoneelse, or gone by car,.... because United breaks guitars!"

Marcio Domene

Mauricio Domene disse...

A rima é ótima mesmo. Porque não diz que a United quebrou a guitarra dele... diz que a United QUEBRA guitarras, como se fosse uma das atividades deles: transportam passageiros, carga e quebram guitarras :-)